Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Saúde 19/10/2020 | 20h13

Campanha de vacinação contra a pólio e atualização de caderneta seguem até 30 de outubro


Campanha de vacinação contra a pólio e atualização de caderneta seguem até 30 de outubro
Foto: Divulgação

O Dia D de mobilização nacional, no sábado (17), serviu para conscientizar e imunizar milhares de crianças e adolescentes menores de 15 anos em todo o País. A campanha de multivacinação e também de imunização contra a poliomielite, promovida pelo Ministério da Saúde, segue até 30 de outubro com o conceito Movimento Vacina Brasil. 

Iniciada no dia 5 de outubro em mais de 40 mil postos de vacinação espalhados pelo Brasil, a campanha segue com o objetivo de atualizar a caderneta de vacinação e mobilizar a população para a importância de vacinar crianças e adolescentes contra diversas doenças como sarampo, febre amarela, rubéola, caxumba, hepatites A e B, entre outras.

Em Caxias do Sul, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) imunizou 6.910 crianças e adolescentes. Do total, 3.962 foram vacinadas contra a paralisia infantil e 2.764 receberam doses atrasadas para outras doenças. O levantamento mostra que 6.626 crianças já foram imunizadas contra a pólio e 6.682 crianças e adolescentes receberam outras doses.

Segundo a integrante da Vigilância Epidemiológica de Caxias, médica Maria Ignez Bertelli, a vacinação contra a pólio é uma estratégia muito importante para evitar a reintrodução da doença, erradicada desde 1990 no Brasil. Sobre a multivacinação, a profissional reforça a necessidade de pais e responsáveis fazerem valer o direito dos filhos e buscarem o posto de saúde mais próximo para avaliação da situação vacinal. 

Maria Ignez Bertelli lembra também da vacina do HPV (papiloma vírus humano), que causa doenças genitais e que é uma prevenção à fase adulta de meninos e meninas. A campanha contra a poliomielite é destinada a crianças de um ano até quatro anos 11 meses e 29 dias. Em Caxias, a meta é atingir 95% das crianças dessa faixa etária, ou 22.127 menores. As doses estão à disposição nas 48 Unidades Básicas de Saúde (UBSs).


Departamento de Jornalismo






Em breve
Nenhum jogo no momento.