Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Coleta Orgânica 20/09/2021 | 21h08

Codeca contempla novos bairros com projeito-piloto que visa ampliar coleta orgânica em Caxias


Codeca contempla novos bairros com projeito-piloto que visa ampliar coleta orgânica em Caxias
Foto Fabiana de Lucena

A Codeca amplia, a partir desta terça-feira (21), a coleta orgânica em Caxias do Sul. Os bairros contemplados nesta segunda etapa do projeto-piloto são: Pioneiro e Nossa Senhora do Rosário.

Segundo a diretora-presidente da Companhia, Helen Machado, o projeto contará com três fases de implantação. A primeira já foi realizada nos bairros São Ciro e Cruzeiro, no dia 06 de setembro. A segunda neste dia 21 de setembro nos bairros Pioneiro e Nossa Senhora do Rosário. A terceira fase, até do final do mês, mas a área contemplada ainda está em estudo. 

Helen acrescenta que a escolha dessas áreas, atendidas pelo projeto piloto, levou em conta questões de logística, principalmente, relaciondas à proximidade delas com o Centro. 

Trata-se de uma medida paliativa, a fim de resolver um problema antigo e relacionado à frota de veículos da Codeca, cujos caminhões têm, em média, 20 anos de uso, o que demanda constante manutenção e acaba tirando de circulação grande parte dos veículos e, por tabela, compromete o serviço prestado, em especial, nos horários de pico. 

A ideia da Codeca é espalhar o serviço de coleta de resíduos para além destes horários de pico, que acontece das 06h30 às 12h. Pois o período concentra o maior número de setores atendidos pela Codeca, são 22 ao todo. A intenção é deslocar essa coleta de resíduos para a madrugada, da meia-noite às 05h30, quando os setores atendidos atualmente são apenas 10 e com a medida passariam para 16. 

No entanto, Helen assinala que a operacionalização dessa coleta de resíduos precisa ser feita em etapas, a fim de verificar a eficácia do serviço e realizar os ajustes necessários. Inclusive, a fim de conscientizar as pessoas a depositarem o lixo no horário adequado. Helen também garante que, até então, a mudança vem sendo bem aceita pela comunidade. 

 


Departamento de Jornalismo






Em breve
Nenhum jogo no momento.