Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Regras 17/05/2021 | 09h19

Gabinete de Crise da Prefeitura de Caxias elabora regras do novo sistema de monitoramento


Gabinete de Crise da Prefeitura de Caxias elabora regras do novo sistema de monitoramento
Foto: Bibiana Ribeiro Mendes

Depois de implantar o Modelo de Distanciamento Controlado, o Governo do Estado apresentou no dia 14 o novo Sistema 3As de Monitoramento da Pandemia. A proposta passou a valer no domingo (16) e, em vez das cores das bandeiras, que definiam os níveis de risco, a ferramenta mantém critérios sanitários e busca simplificar os protocolos.

O novo sistema de monitoramento da pandemia contempla regras obrigatórias a serem seguidas pelas atividades econômicas, como uso de máscara, higiene das mãos e distanciamento mínimo, mas, com maior participação das 21 regiões Covid e dos municípios na definição. A maior parte dos protocolos é variável, cabendo a cada região ajustar as regras no nível local.

É isso que o Gabinete de Crise da Prefeitura de Caxias do Sul começa a mapear na manhã desta segunda-feira (17). Segundo o titular da Secretaria Municipal do Urbanismo, João Uez, o Município avalia de forma positiva o novo sistema, pois prevê algumas liberações já defendidas pela administração.

O secretário ressalta que não é possível adiantar quais medidas serão propostas pelo fato de serem feitas verificações técnicas de números de internações e de leitos, entre outras. Todas as questões serão levadas à Amesne para que seja tomada uma decisão conjunta, opina João Uez.

Segundo o novo sistema, a velocidade de propagação da Covid e a capacidade de atendimento seguem sendo eixos importantes no acompanhamento da evolução da pandemia no Estado. Outra medida passa a integrar os indicadores: a evolução da vacinação na população. A partir dos dados, serão tomadas as decisões, batizadas de 3As, conforme a gravidade da situação – aviso, alerta ou ação.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.