Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Força-tarefa 28/07/2021 | 17h09

Mutirão de limpeza alerta para necessidade de reativar quartel dos bombeiros na Zona Norte


Mutirão de limpeza alerta para necessidade de reativar quartel dos bombeiros na Zona Norte
Foto: Luiz Chaves/Prefeitura de Caxias

No último sábado (24), mais um mutirão de limpeza promovido por vereadores foi realizado no espaço que até 2016 abrigava o quartel do Corpo de Bombeiros na zona norte da cidade, às margens da Rota do Sol. A unidade dava suporte para uma das regiões mais populosas de Caxias do Sul.

A força-tarefa foi promovida pela frente parlamentar que defende a reativação do posto, presidida pelo vereador Zé Dambrós (PSB). O prefeito Adiló Didomenico (PSDB) prestigiou a atividade. Os voluntários realizaram serviços de capina, roçada e pintura dos cordões.

Zambrós ressaltou que o novo mutirão reflete a importância que possui o tema da reinstalação do quartel. Por estar abandonado atualmente, o prédio já foi alvo de depredações. Recentemente, a estrutura teve o telhado furtado. A tarefa de buscar a reativação, segundo o vereador, não está sendo fácil.

O parlamentar explica que os recursos do fundo de reequipamento do Corpo de Bombeiros estão sendo centralizados no governo do Estado, em Porto Alegre, o que dificulta a viabilização de investimentos pontuais, no caso, para a obra da zona norte caxiense. 

Porém, ele ressalta que a frente parlamentar está atenta a isso, e por isso planeja para setembro uma audiência pública com a presença de autoridades, como de deputados que representam a região na Assembleia, vereadores, comandantes dos Bombeiros de Caxias e do Estado, secretários de governo e prefeito Adiló.

Zambrós destaca que a reinstalação do quartel significaria maior rapidez para o atendimento de ocorrências, como incêndios em residências nos bairros da região e sinistros de trânsito na rodovia. Entretanto, a demanda esbarra atualmente na falta de recursos e efetivo.

De acordo com os cálculos da Secretaria Municipal do Planejamento (Seplan), seria necessário o aporte de R$ 1,2 milhão para a reativação do quartel, além do emprego de 12 soldados para a manutenção dos serviços.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.