Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Segurança 22/09/2020 | 19h21

Novo sistema torna totalmente digital licenciamento para PPCI


Novo sistema torna totalmente digital licenciamento para PPCI
Foto: Divulgação

O Governo do Estado iniciou nesta semana a implantação de um sistema que deve agregar praticidade e ampliar a agilidade do serviço de segurança contra incêndios pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS). O novo Sistema On-line de Licenciamento (SOL-CBMRS) torna totalmente digital o processo dos Planos de Prevenção Contra Incêndio (PPCI).

Inicialmente, a operação começa pelo 8o Batalhão de Bombeiro Militar (8o BBM) com sede em Canos e abrangerá 28 municípios. Em outras regiões, a inauguração do sistema está prevista para novembro. 

Para o governador Eduardo Leite (PSDB), a nova estrutura deve viabilizar melhores condições de trabalho para os bombeiros. Durante a apresentação do Sistema On-line, ele salientou que é preciso aproveitar o que a tecnologia proporciona, para dar esse passo com segurança e cuidar da vida das pessoas e garantir mais agilidade na liberação de empreendimentos. Ele também ressalta que haverá impacto na vida das pessoas, gerando emprego, renda e capacidade de sustentar famílias.

Já para o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Cesar Bonfanti, o sistema atende às necessidades, principalmente, do empreendedor, otimizando os prazos para o licenciamento do PPCI. Ele pontua que, nessa nova realidade, em até 15 dias será a média, entre a análise e a vistoria, para que se consiga o alvará.

A criação da ferramenta faz parte do projeto DescomplicaRS, lançado pelo governo em agosto de 2019 e coordenado pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG). Ele tem como finalidade facilitar a vida de quem pretende empreender e gerar desenvolvimento, além de apresentar serviços mais ágeis à população, promovendo ações para reduzir a burocracia.
 


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.