Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Pandemia 18/01/2021 | 12h15

Plano prevê vacinação contra o coronavírus para grupo prioritário em Caxias a partir de terça-feira


Plano prevê vacinação contra o coronavírus para grupo prioritário em Caxias a partir de terça-feira
Foto: Fabiano Provin/Rádio Caxias

O Ministério da Saúde começou a campanha de vacinação contra o Covid-19 no Brasil nesta segunda-feira (18) com a distribuição das doses de forma proporcional e simultânea a todos os Estados. A oficialização ocorreu em um ato simbólico realizado com a presença de governadores no Centro de Distribuição Logística localizado em Guarulhos (SP), onde estão armazenadas as 6 milhões de doses da CoronaVac entregues ao Governo Federal pelo Instituto Butantan.

A Região Sul receberá inicialmente 751.440 doses para imunizar 357.821 pessoas. Assim que as vacinas chegarem às capitais, os Estados farão a distribuição junto aos municípios que, por sua vez, executarão a vacinação junto à população. Para detalhar como o processo será feito em Caxias do Sul, a prefeitura realizou uma entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira.

Segundo a secretária da Saúde, Daniele Meneguzzi, a expectativa é de que o município receba entre 4 mil e 5 mil doses nesta primeira etapa, que contempla um total de 33 mil pessoas. As primeiras pessoas a serem imunizadas serão trabalhadores da saúde (hospitais, UPAs, UBSs, Samu). As doses serão aplicadas por servidores da Prefeitura nos locais de trabalho da população-alvo que integra esta primeira fase.

Também integram o primeiro grupo prioritário as pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas, ou seja, que estejam em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), os asilos; pessoas com deficiência em asilos; e pessoas com idades entre 75 e 80 anos. A definição de proporcionalidade foi definida pelo Ministério da Saúde.

Daniele Meneguzzi reforçou o pedido para que a população continue tomando medidas preventivas para evitar a disseminação do coronavírus, mesmo com o início da imunização. Ou seja, é preciso continuar usando máscara e respeitar o distanciamento social.

A secretária da Saúde explicou que tão logo novos repasses de vacinas sejam feitos pelo Governo Federal ao Estado, e este, por sua vez, encaminhar os imunizantes à 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (5ª CRS), serão informadas novas datas à população. A previsão de Daniele Meneguzzi, com a chegada do primeiro lote de doses ao Estado nesta segunda-feira, é que a vacinação ao primeiro grupo prioritário se inicie na terça-feira (19).

A segunda fase da imunização prevê que sejam contempladas 41 mil pessoas com idades entre 60 e 70 anos. A terceira etapa, para 18 mil pessoas, será para pessoas com comorbidades (diabetes, hipertensão, doença pulmonar crônica, renais crônicos, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, transplantados, anêmicos e obesos). A quarta fase será para vacinar professores, forças de segurança e funcionários do sistema prisional, totalizando 6 mil pessoas.

Além da secretária da Saúde, participaram da coletiva na Prefeitura na manhã desta segunda-feira o prefeito Adiló Didomenico (PSDB); a vice-prefeita Paula Ioris (PSDB); o diretor executivo da SMS, Dino de Lorenzi; e a diretora da Vigilância em Saúde, Juliana Argenta Calloni.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.