Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Saúde 08/08/2020 | 13h28

População que recebeu vacina de gripe adulterada deve procurar unidades básicas para revacinação


População que recebeu vacina de gripe adulterada deve procurar unidades básicas para revacinação
Foto: Divulgação

O objetivo da medida anunciada pela Secretaria Municipal da Saúde de Caxias do Sul é garantir que as pessoas sejam corretamente imunizadas. O motivo é a comercialização de mais de mil doses adulteradas da vacina contra a gripe para clínicas da cidade. Um casal acusado de vender e aplicar o medicamento falso foi preso preventivamente pela Polícia Civil.

Além de Caxias do Sul, o homem de 46 anos e a mulher de 36 anos teriaM praticado a fraude em outros municípios, como Gravataí, Porto Alegre e Cambará do Sul. O casal, detido na segunda-feira (03), vai responder por crimes contra a saúde pública, falsidade ideológica e uso de documento falso. A mulher apresentou um diploma falso de técnica de enfermagem, mas não tinha registro profissional.

A Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde, que acompanhou a operação policial, apreendeu frascos descartados de vacinas que foram abastecidos com soro fisiológico. A empresa do casal havia adquirido 300 doses de um distribuidor autorizado, mas transformou as três centenas em mais de mil vacinas, as quais foram aplicadas nos últimos três meses em clínicas médicas da cidade e em três salas alugadas. 

Segundo a diretora técnica da Vigilância Sanitária de Caxias do Sul, a principal preocupação é com crianças que iniciaram o ciclo vacinal contra a influenza. Tanara Moraes Isotton explica que, caso as pessoas já tenham recebido o remédio verdadeiro vendido pelos falsários, não haverá problema de saúde em receber uma nova dose.

Conforme a Secretaria da Saúde, a divulgação dos nomes e endereços das clínicas foi autorizada pela Justiça. São eles: PM Apoio Administrativo (Rua Mariano Mazzochi, 590, apto 102, Cruzeiro; Avenida Itália, 202, salas 800/900, São Pelegrino; e Rua Alfredo Chaves, 1274, sala 802, Exposição), Clínica Excelence (Rua Andrade Neves, 985, Exposição), Clínica Amor e Saúde (Rua Pinheiro Machado, 2580, São Pelegrino) e Susin Clínica Integrada (Rua Moreira César, 2.650, sala 1.501, City Life, Centro).


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.