Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Patrimônio Histórico 28/07/2021 | 15h57

Prefeitura celebra 45 anos do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami com programação especial


Prefeitura celebra 45 anos do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami com programação especial
Foto: Adriano Chaves/Divulgação

Uma programação especial é promovida pela prefeitura de Caxias do Sul em comemoração aos 45 anos da fundação do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, localizado na Av. Júlio de Castilhos, nº 318, no bairro Lourdes. As atividades, com início na segunda-feira (02), seguirão até sexta (06).

Uma das novidades envolve o lançamento do Projeto “Cidade com memória, pessoas com história: preservação, acesso e identidade”. A ação será realizada em conjunto com a comunidade, visando a criação de um vídeo institucional, elaborado a partir de depoimentos de pesquisadores, doadores, funcionários, ex-diretores e demais interessados, que tenham uma relação com o patrimônio.

Outra iniciativa da semana é o lançamento de vídeo com tour virtual no Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami e a realização do “XVI Colóquio no Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami”, de forma aberta e online, em parceria com o historiador e pesquisador Lucas Troglio, para apresentação de seu documentário “Fontes da Cidade”. O filme apresenta, por meio do olhar da História Ambiental, o processo de implantação dos primeiros serviços de saneamento de Caxias do Sul, entre os anos de 1875 e 1928.

O Arquivo Histórico Municipal é composto por quatro unidades: Unidade Arquivo Público, constituída por conjuntos documentais de caráter permanente, produzidos por órgãos da Administração Pública Municipal, Direta e Indireta, em decorrência de suas funções administrativas; Unidade Arquivos Privados, constituída por conjuntos documentais de diferentes suportes produzidos e/ou acumulados por indivíduos, famílias ou instituições de caráter privado; Unidade Banco de Memória Oral, constituída de entrevistas realizadas com enfoque à história de Caxias do Sul e região; Setor de Conservação e Restauração.

A secretária municipal da Cultura, Aline Zilli, comenta que o Arquivo remete a história de Caxias do Sul por meio de vários documentos e, por isso possui tamanha importância ao município.

“É um momento de celebração, de muita comemoração, porque é um local que abriga um acervo documental da nossa história através de imagens, textos, impressos e de toda uma gama de materiais que fazem jus ao nosso passado, e que com isso a gente também consegue entender as nossas raízes, o nosso lugar enquanto comunidade, as nossas origens de fato. É um prédio de relevância para a cidade, ele é tombado como um patrimônio público, ele conta uma história do início da nossa cidade de Caxias do Sul e por isso também é importante estarmos celebrando essa data”, enfatiza.

De acordo com a prefeitura, o Arquivo Histórico Municipal, criado em 1976 surgiu anteriormente, no contexto das comemorações do centenário da Imigração Italiana. A denominação foi dada em 15 de setembro de 1997, pela Lei nº 4704, em homenagem a um historiador autodidata, que teve seu acervo documental doado à instituição ainda na década de 1970.

O Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami permanece aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, com agendamentos pelos telefones (54) 3901-1318 e (54) 3218-6114 ou pelo e-mail:arquivohistorico@caxias.rs.gov.br.

 

PROGRAMAÇÃO:

Exposição virtual “Teatro em Caxias: Trajetória em cena”.

No site institucional, pelo endereço https://sites.google.com/view/arquivohistoricojsa/, ou por meio do link https://drive.google.com/drive/folders/1LzIEz_EIHR-ZftOXGV1n6xaenkBYDpyj?usp=sharing

A exposição também ficará disponível no formato presencial na sede do Arquivo Histórico Municipal.

Data de visitação: a partir do dia 2 de agosto de 2021, nos formatos presencial e virtual

 

Disponibilização de publicações de autoria própria do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami em sua plataforma de pesquisa online.

No site arquivomunicipal.caxias.rs.gov.br e, também, no site institucional, no endereço https://sites.google.com/view/arquivohistoricojsa/

Data de veiculação da atividade: 3 de agosto de 2021.

Lançamento de vídeo com tour virtual no Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami.

O vídeo ficará disponível, permanentemente, no site institucional e poderá ser acessado no endereço https://sites.google.com/view/arquivohistoricojsa/

Dia do lançamento: 4 de agosto de 2021

 

Projeto “Cidade com memória, pessoas com história: preservação, acesso e identidade", atividade conjunta com a comunidade.

O projeto constitui uma atividade conjunta com a comunidade, pois visa a criação de um vídeo institucional, elaborado a partir de depoimentos de pesquisadores, doadores, funcionários, ex-diretores e demais interessados. Os relatos podem evocar memórias sobre a relação da pessoa com o Arquivo Histórico Municipal.

Os vídeos com depoimentos de até 1 minuto de duração, deverão ser enviados ao Arquivo Histórico Municipal no período de 5 de agosto a 5 de setembro de 2021, por meio do e-mail atendimentoarquivo@caxias.rs.gov.br

Data de início do projeto: 5 de agosto de 2021

Período para envio dos vídeos: 5 de agosto a 5 de setembro de 2021.

 

Realização do “XVI Colóquio no Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami”, de forma aberta e online, em parceria com o historiador e pesquisador Lucas Troglio, para apresentação de seu documentário “Fontes da Cidade”.

O encontro acontecerá na plataforma Google Meet, por meio de link a ser divulgado por meio dos canais institucionais. O documentário “Fontes da Cidade”, produção vinculada ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Caxias do Sul, foi realizado por meio do Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas da Fundação Marcopolo, com recursos da Lei Aldir Blanc no 14.017/20. O filme apresenta, por meio do olhar da História Ambiental, o processo de implantação dos primeiros serviços de saneamento de Caxias do Sul, entre os anos de 1875, marco inicial da colonização na cidade, e 1928, data de inauguração da Hidráulica Municipal Dr. Borges de Medeiros, primeiro sistema de tratamento de distribuição de água da cidade de Caxias do Sul.

Data e horário de realização: 06 de agosto, Sexta-feira, a partir das 19h30.



 


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.