Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Câmara de Vereadores 29/01/2020 | 16h58

Prefeitura e Câmara de Vereadores avaliam integração de sistemas eletrônicos e Diário Oficial do Município


Prefeitura e Câmara de Vereadores avaliam integração de sistemas eletrônicos e Diário Oficial do Município
Foto: Vania Marta Espeiorin

O Executivo Municipal recebeu a sugestão de integração de sistemas com a Câmara de Vereadores e do reforço do trabalho para a consolidação de leis aprovadas A possibilidade foi discutida em visita da mesa diretora do Legislativo à Prefeitura de Caxias do Sul ocorrida nesta terça-feira (28). Os parlamentares foram recebidos pela chefe de Gabinete e secretária de Governo, Grégora Fortuna dos Passos, e pelo prefeito, Flávio Cassina (PTB).

Uma das sugestões apresentadas é de que o Município adote o sistema Legix, da Câmara, que também solicita maior acesso ao Diário Oficial (DOM). A intenção seria de facilitar o protocolo e o acompanhamento de leis, além de haver perspectiva de geração de economia. A expectativa é de que a medida possa agilizar no andamento de trâmites, reduzir as impressões e a necessidade de contratação de espaços para a publicidades emergenciais.

Outra indicação de possível aproximação dos poderes foi o reforço em um trabalho para a consolidação de leis aprovadas. A ideia é de que fosse formado um grupo de servidores, num quadro misto entre profissionais da Câmara e da Prefeitura.

O presidente do Legislativo, Ricardo Daneluz (PDT), reafirma que as ações podem causar diminuição de gastos e maior praticidade em processos corriqueiros. Salienta que a tendência é de que o trabalho do Executivo e do Legislativo seriam facilitados. O vereador afirma que o Governo está ciente das possibilidades e que mostrou interesse em fazer com que as mesmas avancem. Ele ainda adianta que reuniões técnicas devem ocorrer nos próximos dias para viabilizar a integração.

A avaliação de Daneluz é de que, como a secretária de Governo, Grégora Fortuna dos Passos, e o prefeito Flávio Cassina são oriundos da Câmara, há um bom conhecimento sobre as propostas. A expectativa é de que esta proximidade e o conhecimento possam facilitar no encaminhamento das mesmas.
Além destas, a visita da mesa diretora ainda serviu para a discussão da participação da Prefeitura em um programa que o Legislativo vai promover a partir de fevereiro. A proposta chamada de “Jogue Limpo Caxias” visa incentivar a diminuição do uso de materiais de consumo que podem gerar impacto no meio ambiente. Além disso, a mesma visa conscientizar para os benefícios e a necessidade de comportamentos ecologicamente corretos. O trabalho já teria se iniciado no prédio da Câmara Municipal.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.