Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Preservação 15/09/2019 | 20h27

Projeto do Simplás capacita e educa crianças de três municípios


Projeto do Simplás capacita e educa crianças de três municípios
Foto: Simplás/Divulgação

O projeto Plástico do Bem, desenvolvido pelo Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás), está ensinando às crianças da rede fundamental de ensino de Farroupilha, Caxias do Sul e Flores da Cunha que o plástico deixou de ser lixo para se tornar matéria-prima novamente. Por meio da ação desenvolvida há um ano e meio já foi possível reciclar corretamente mais de 40 toneladas do produto.

A proposta envolve 35 mil estudantes de 80 escolas que foram capacitados para a separação, limpeza e destinação correta de materiais plásticos pós-consumo, tais como garrafas PET de qualquer tamanho; embalagens rígidas como as de xampu, cosméticos, detergentes e produtos de limpeza; e potes e tampas em geral.

Segundo a diretora executiva do Simplás, Daniela Camargo, cada colégio é livre para utilizar os recursos recebidos com a venda dos produtos da maneira que considerar mais adequada. A gestão é feita em parceria com a direção e o CPM das instituições.

O Plástico do Bem é realizado numa parceria entre o Simplás, as Secretarias Municipais da Educação das cidades, os institutos Plastivida e do PVC e a empresa recicladora Reciclados Em Cristo, de Caxias do Sul, que faz a coleta e o pagamento dos materiais. Conforme a diretora do Simplás, estão avançadas as tratativas para que no próximo ano o projeto avance para Bento Gonçalves, Carlos Barbosa e Garibaldi.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.