Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Saúde 27/10/2021 | 18h13

Respiradores entregues ao Hospital Geral passarão por testes finais na quinta-feira


Respiradores entregues ao Hospital Geral passarão por testes finais na quinta-feira
Foto: Rafael Gasparin Boff/Divulgação

Foram entregues ao Hospital Geral (HG) 10 unidades do Thor, como são chamados os novos ventiladores pulmonares portáteis. Os aparelhos foram produzidos em parceria com a Zextec Consultoria Empresarial e com o financiamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

O Thor é considerado um melhoramento do Frank 50-10, que surgiu de uma parceria entre a Universidade de Caxias do Sul (UCS), o Hospital Geral, a Zextec e um conjunto de diversas empresas. Exatamente um ano após a aprovação da subvenção da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), é que será realizado o primeiro teste clínico em pacientes humanos com o Thor.

O diretor técnico do Hospital Geral, Alexandre Avino, explica que os novos equipamentos serão utilizados para todos os pacientes, sejam eles acometidos pela covid-19 ou não. O principal motivo do Thor ser destinado para atendimento de todos os indivíduos é o fácil transporte do equipamento.                                                            

Avino destaca outras qualidades do novo respirador, como o custo inferior aos utilizados atualmente. Ainda comenta a importância do aparelho para a saúde brasileira e, quem sabe, mundial.

As 10 unidades foram entregues na última quinta-feira (21) no Hospital Geral e agora aguardam para os demais testes no próximo dia 28. O diretor técnico, diz estar com boa expectativa para o próximo teste do Thor. Assim que o equipamento possuir a homologações da Anvisa as máquinas serão liberadas para utilização no HG.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.