Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Debate 17/11/2019 | 20h07

Semana temática amplia a divulgação sobre a Justiça Restaurativa em Caxias do Sul


Semana temática amplia a divulgação sobre a Justiça Restaurativa em Caxias do Sul
Foto: Divulgação

Integrante de um movimento internacional que acontece anualmente na terceira semana de novembro, Caxias do Sul sedia a 5ª Semana da Justiça Restaurativa entre esta segunda-feira (18) e o próximo domingo (24). A abertura ocorrerá com a palestra “As matrizes das violências – perceber para restaurar”, com a professora e fundadora da Associação Palas Athenas, Lia Diskin, a partir das 19h30, no auditório do bloco H da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Na ocasião, haverá apresentação do Quarteto de Saxofones da Orquestra Municipal de Sopros de Caxias.

Conforme o coordenador do programa de Pacificação Restaurativa Caxias da Paz, da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social, Rodolfo Pizzi, um dos destaques da programação é a palestra do neurocientista, professor e pesquisador Guilherme Nogueira, na quarta-feira (20). Ele acompanha o trabalho da Associação de Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris) e abordará o tema “Educação pelos estudos das neurociências”. As atividades contemplam ainda rodas de conversa, contação de histórias e a Corrida pela Paz no dia 24, no estacionamento da Prefeitura.

Rodolfo Pizzi salienta que desde 2015 o Município tem uma semana temática para debater o tema, e que a mesma serve como meio de divulgação e promoção dos conhecimentos e das evidências da nova proposta de convivência e resolução de conflitos que contempla a Justiça Restaurativa. Para ele, é preciso dar atenção diferenciada às vítimas, para que os danos gerados sejam restaurados.

O coordenador do Caxias da Paz salienta que a oferta de espaços seguros e de respeito favorecem que as pessoas se sintam à vontade para resolver conflitos. De forma preventiva, o tema é debatido dentro das escolas, tendo o diálogo e a empatia como ferramentas essenciais.

O Programa Caxias da Paz atua por meio de uma construção progressiva entre o Município, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) e a UCS. No site caxias.rs.gov.br é possível conferir a programação completa da 5ª Semana da Justiça Restaurativa.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.