Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Imóveis 02/06/2020 | 20h31

Setor imobiliário comemora redução controlada da queda de negócios durante a pandemia


Setor imobiliário comemora redução controlada da queda de negócios durante a pandemia
Foto: Divulgação/ Internet

O setor imobiliário tem mantido compradores durante este período de pandemia, conforme o Sindicato da Indústria da Construção Civil de Caxias do Sul (Sinduscon). A entidade comemora os resultados, mesmo diante de quedas que ficam entre 30% e 40% no rendimento do ramo no primeiro trimestre.

A média leva em conta as áreas industrial e comercial, as mais impactadas, e residencial, para a qual se considera que o atual cenário é melhor do que o imaginado. Assim, os canteiros de obras seguem o trabalho com metade do efetivo de trabalhadores. No entanto, o segmento discute o futuro dos trabalhadores com contratos suspensos, que devem seguir até o final deste mês.

A expectativa é de que muitos possam voltar ao trabalho caso não haja novo avanço da Covid-19. Entretanto, a tendência é de que empregados impedidos de retorno, por se enquadrarem em perfil de risco, não sejam mantidos.

O presidente do Sinduscon, Rodrigo Postiglione, comenta que a maior parte das empresas caxienses é dedicada aos empreendimentos residenciais. Ele destaca que o volume de serviços ainda garante a atuação para a maior parte da mão de obra caxiense, e acrescenta que esta característica gera, inclusive, maior segurança para que os empresários mantenham os empregos.

Outro comportamento do mercado, que tem sido comemorado, é a continuidade de planejamento de lançamentos de empreendimentos. Conforme o Sinduscon, os adiamentos predominam, sem grande registro de cancelamento de investimentos. O Sindicato baseia os setores, inclusive, nos registros expostos pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (Cbic).

No indicador nacional nota-se um crescimento de quase 27% na venda de imóveis em comparação com o mesmo período do ano passado. Somente a Região Sul do País teve um resultado 12% melhor do que nos três primeiros meses de 2019. No entanto, a comparação com o trimestre anterior evidencia uma forte queda no acumulado nacional e outro decréscimo, este menor, nos dados regionais.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.